Copywriting é uma palavra do inglês, sem tradução correspondente. Dentro do marketing é a arte de escrever de forma persuasiva, com o objetivo de convencer o leitor a praticar uma determinada ação, como interagir com uma publicação, cadastrar um e-mail ou até mesmo realizar uma compra.
Utilizando de técnicas para criar conteúdos, o copywriter tem a função de atrelar as necessidades de sua persona com seus pensamentos, emoções e comportamento.
Quando se pensa em call to actions ou em publicações para as redes sociais, as pessoas estão acostumadas a achar que é só escrever e pronto. Porém, não é bem assim. Para escrever um bom texto, é necessário estudo e um alto conhecimento do produto/marca. A qualidade das palavras aplicadas deve ser um gatilho que dispara a necessidade dentro do usuário e possível consumidor.
Na hora de se fazer um bom copywriting, a experiência do usuário (UX) deve se levar em conta. Por isso, pontuamos três elementos da técnica para você colocar em prática. Vem com a gente!
De forma bem direta, o principal objetivo da copywriting é capturar a atenção do leitor em pouco tempo. Afinal, cada dia que passa as pessoas estão com menos tempo. Por isso, a estratégia deve captar a atenção do leitor de forma a causar nele a urgência de tomar uma atitude.
Abaixo, exemplos de palavras que causam esta sensação ao usuário:
Veja modelos de aplicação:
“Descubra agora o seu QI e se surpreenda!”.
“Conheça já um método infalível para perder 10kg em uma semana”.
Tendo a atenção do leitor, o próximo passo é se conectar, mostrando que a sua empresa/marca é capaz de resolver o problema dele. Nesta fase trabalhamos o emocional do usuário: ele deve entender que está diante de um parceiro ou de uma marca referência no tema.
Abaixo, exemplos de palavras que trazem sensação de confiança:
Veja modelo de aplicação:
“Você vai descobrir, nesse vídeo, um jeito infalível para…”
Com esta técnica é hora de deixar claro quais passos o usuário vai precisar dar para conseguir o objetivo esperado.
Abaixo, exemplos de palavras:
Veja modelo de aplicação:
“Você vai descobrir, nesse vídeo, um jeito infalível para emagrecer 5kg em apenas 24 horas.”
Esta é a hora de levar o usuário até a ação que você quer que ele faça. Quando falamos de call to action três pontos importantes devem ser lembrados. São:
✔️ Seja irresistível: se o seu título não for irresistível as pessoas não terão interesse por ele. Invista algumas horinhas pensando nele.
✔️ Seja criativo: não fique na mesmice. Se necessário, faça pausas quando estiver com bloqueio criativo.
✔️ Sem exageros: conteúdos com títulos sensacionalistas e que nem sempre valorizam a qualidade do conteúdo podem levar o usuário a uma grande frustração.
Exemplos: “Descubra em 5 passos como economizar seu dinheiro. Clique aqui” ou “Conheça já as 5 vantagens de ser um associado da empresa X e descubra qual a melhor para você”.
Se você colocar em práticas todos os pontos trazidos neste artigo, sua taxa de cliques vai aumentar. E muito.
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Raul Lopes é formado em Produção Publicitária pela UNIVALI, de Santa Catarina (SC). Tem onze anos de experiência e, atualmente, é Gerente de Marketing Digital na agência MAPA360, onde atua desde 2017.