Minha marca precisa estar em todas as redes sociais? 🧐



Por Raul Lopes

Que as redes sociais são ótimos canais para se conectar com o seu público e alcançar novas oportunidades para o seu negócio, já sabemos. Por isso, muitas empresas apostam nessa estratégia criando perfis em todos os canais digitais disponíveis, e acabam atirando para todos os lados, muitas vezes, concentrando suas energias em canais não efetivos para o negócio. Então:

  • Em quais redes sociais minha marca deve estar? 
  • Meu negócio precisa estar presente em todos os canais digitais? 
  • Que tipo de conteúdo minha marca deve oferecer em cada rede social? 

🧐 Se você já se questionou as dúvidas acima, esse texto pode te ajudar a esclarecer um pouco as coisas. Vem comigo!

A verdade é que sim, quanto mais você conseguir se projetar, melhor para a visibilidade da sua marca. O ponto que muitos não entendem é que existe um timing e um estudo de esforço para cada uma das redes sociais. Caso contrário, você estará desperdiçando tempo e dinheiro em canais que, no momento, não vão te dar o retorno esperado.

Antes de adentrar um pouco no assunto, gostaria de dar um passo atrás e falar do conceito de uma rede social. Muitos já esqueceram e, no conceito de muitas marcas ficam o entendimento de que é só postar e ir embora. Bom, mas não é isso que significa a palavra “Social”, correto?!

O conceito das redes sociais é um só: interação.

Ou seja, não poste e saia correndo! Publique e espere as pessoas engajarem com a sua marca, debaterem o assunto. Muitas vezes parece óbvio, mas é necessário responder e interagir. Afinal, o objetivo é formar uma comunidade engajada.

Agora que refrescamos nossa memória com o conceito correto de Redes Sociais, vamos ao próximo passo: como eu sei onde minha marca deve estar?

Quem acompanha minhas publicações, pode pensar que sempre bato muito na questão da persona. É verdade, e insisto. Afinal de contas, que marca consegue prosperar sem entender minimamente o seu público ou seu consumidor? Se você ainda não entende bem o conceito de Persona, tem um material bacana que subimos aqui.

Uma vez que você tem sua persona bem desenhada, vai conseguir identificar qual rede social tem um match com a sua marca. Ok, agora vamos para o que interessa!

Em qual Rede Social devo estar? 🤔

Apesar de algumas redes sociais serem bem similares, cada uma delas costuma ter um público bem definido e dominante. Por exemplo, quando comparamos o Facebook ao Linkedin isso fica muito claro. O primeiro é uma rede descontraída em que sua marca consegue conversar com o público sobre diversos assuntos. Na segunda, temos um canal digital essencialmente profissional, ou seja, é o meio pelo qual a marca deve se posicionar com o objetivo de gerar novos negócios, aumentar a procura de colaboradores ou parceiros.

Assim como tudo nos negócios, é preciso ter um objetivo. Portanto, uma vez que você entende a persona da sua marca/produto, é hora de definir os seus objetivos com essa comunicação. O que você quer fazer?

▪️Vender mais?

▪️Ser referência no segmento?

▪️Aumentar o awareness da sua marca para um público novo?

▪️Encontra novos parceiros de negócios ou colaboradores?

É importante que entender que cada uma das publicações precisa estar diretamente ligada à sua estratégia, assim é possível impactar o público com conteúdos relevantes e efetivos. Afinal, de nada adianta postar mil coisas se nenhuma delas gerar retorno ao seu negócio.

Agora que você tem a sua estratégia definida, a persona bem desenhada e já sabe em quais redes sociais investir a comunicação do negócio, é hora de criar um calendário editorial. É com ele que você consegue ter uma visão geral de tudo que precisa ser publicado em seus canais – sem se esquecer de nada. Mas este é um assunto que vamos deixar para outro dia.

👉🏼 Para fechar: não, você não precisa estar presente em todas as redes sociais, mas é importante estar presente naquelas onde seu público-alvo engaja com maior frequência. Só assim será possível alcançar o público correto, trabalhando a sua estratégia sem queima de esforços.

Raul Lopes é formado em Produção Publicitária pela UNIVALI, de Santa Catarina (SC). Tem onze anos de experiência e, atualmente, é Gerente de Marketing Digital na agência MAPA360, onde atua desde 2017.