Minha marca precisa estar em todas as redes sociais? ūüßź | MAPA360

Minha marca precisa estar em todas as redes sociais? ūüßź



Por Raul Lopes

Que as redes sociais s√£o √≥timos canais para se conectar com o seu p√ļblico e alcan√ßar novas oportunidades para o seu neg√≥cio, j√° sabemos. Por isso, muitas empresas apostam nessa estrat√©gia criando perfis em todos os canais digitais dispon√≠veis, e acabam atirando para todos os lados, muitas vezes, concentrando suas energias em canais n√£o efetivos para o neg√≥cio. Ent√£o:

  • Em quais redes sociais minha marca deve estar?¬†
  • Meu neg√≥cio precisa estar presente em todos os canais digitais?¬†
  • Que tipo de conte√ļdo minha marca deve oferecer em cada rede social?¬†

ūüßź Se voc√™ j√° se questionou as d√ļvidas acima, esse texto pode te ajudar a esclarecer um pouco as coisas. Vem comigo!

A verdade é que sim, quanto mais você conseguir se projetar, melhor para a visibilidade da sua marca. O ponto que muitos não entendem é que existe um timing e um estudo de esforço para cada uma das redes sociais. Caso contrário, você estará desperdiçando tempo e dinheiro em canais que, no momento, não vão te dar o retorno esperado.

Antes de adentrar um pouco no assunto, gostaria de dar um passo atr√°s e falar do conceito de uma rede social. Muitos j√° esqueceram e, no conceito de muitas marcas ficam o entendimento de que √© s√≥ postar e ir embora. Bom, mas n√£o √© isso que significa a palavra ‚ÄúSocial‚ÄĚ, correto?!

O conceito das redes sociais é um só: interação.

Ou seja, não poste e saia correndo! Publique e espere as pessoas engajarem com a sua marca, debaterem o assunto. Muitas vezes parece óbvio, mas é necessário responder e interagir. Afinal, o objetivo é formar uma comunidade engajada.

Agora que refrescamos nossa memória com o conceito correto de Redes Sociais, vamos ao próximo passo: como eu sei onde minha marca deve estar?

Quem acompanha minhas publica√ß√Ķes, pode pensar que sempre bato muito na quest√£o da persona. √Č verdade, e insisto. Afinal de contas, que marca consegue prosperar sem entender minimamente o seu p√ļblico ou seu consumidor? Se voc√™ ainda n√£o entende bem o conceito de Persona, tem um material bacana que subimos aqui.

Uma vez que você tem sua persona bem desenhada, vai conseguir identificar qual rede social tem um match com a sua marca. Ok, agora vamos para o que interessa!

Em qual Rede Social devo estar? ūü§Ē

Apesar de algumas redes sociais serem bem similares, cada uma delas costuma ter um p√ļblico bem definido e dominante. Por exemplo, quando comparamos o Facebook ao Linkedin isso fica muito claro. O primeiro √© uma rede descontra√≠da em que sua marca consegue conversar com o p√ļblico sobre diversos assuntos. Na segunda, temos um canal digital essencialmente profissional, ou seja, √© o meio pelo qual a marca deve se posicionar com o objetivo de gerar novos neg√≥cios, aumentar a procura de colaboradores ou parceiros.

Assim como tudo nos negócios, é preciso ter um objetivo. Portanto, uma vez que você entende a persona da sua marca/produto, é hora de definir os seus objetivos com essa comunicação. O que você quer fazer?

‚Ė™ÔłŹVender mais?

‚Ė™ÔłŹSer refer√™ncia no segmento?

‚Ė™ÔłŹAumentar o awareness da sua marca para um p√ļblico novo?

‚Ė™ÔłŹEncontra novos parceiros de neg√≥cios ou colaboradores?

√Č importante que entender que cada uma das publica√ß√Ķes precisa estar diretamente ligada √† sua estrat√©gia, assim √© poss√≠vel impactar o p√ļblico com conte√ļdos relevantes e efetivos. Afinal, de nada adianta postar mil coisas se nenhuma delas gerar retorno ao seu neg√≥cio.

Agora que voc√™ tem a sua estrat√©gia definida, a persona bem desenhada e j√° sabe em quais redes sociais investir a comunica√ß√£o do neg√≥cio, √© hora de criar um calend√°rio editorial. √Č com ele que voc√™ consegue ter uma vis√£o geral de tudo que precisa ser publicado em seus canais ‚Äď sem se esquecer de nada. Mas este √© um assunto que vamos deixar para outro dia.

ūüĎČūüŹľ Para fechar: n√£o, voc√™ n√£o precisa estar presente em todas as redes sociais, mas √© importante estar presente naquelas onde seu p√ļblico-alvo engaja com maior frequ√™ncia. S√≥ assim ser√° poss√≠vel alcan√ßar o p√ļblico correto, trabalhando a sua estrat√©gia sem queima de esfor√ßos.

Raul Lopes é formado em Produção Publicitária pela UNIVALI, de Santa Catarina (SC). Tem onze anos de experiência e, atualmente, é Gerente de Marketing Digital na agência MAPA360, onde atua desde 2017.


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