Copywriting – palavras de impacto para sua marca



Por Raul Lopes

Copywriting é uma palavra do inglês, sem tradução correspondente. Dentro do marketing é a arte de escrever de forma persuasiva, com o objetivo de convencer o leitor a praticar uma determinada ação, como interagir com uma publicação, cadastrar um e-mail ou até mesmo realizar uma compra.

Utilizando de técnicas para criar conteúdos, o copywriter tem a função de atrelar as necessidades de sua persona com seus pensamentos, emoções e comportamento.

Quando se pensa em call to actions ou em publicações para as redes sociais, as pessoas estão acostumadas a achar que é só escrever e pronto. Porém, não é bem assim. Para escrever um bom texto, é necessário estudo e um alto conhecimento do produto/marca. A qualidade das palavras aplicadas deve ser um gatilho que dispara a necessidade dentro do usuário e possível consumidor.

Na hora de se fazer um bom copywriting, a experiência do usuário (UX) deve se levar em conta. Por isso, pontuamos três elementos da técnica para você colocar em prática. Vem com a gente!

👉Urgência

De forma bem direta, o principal objetivo da copywriting é capturar a atenção do leitor em pouco tempo. Afinal, cada dia que passa as pessoas estão com menos tempo. Por isso, a estratégia deve captar a atenção do leitor de forma a causar nele a urgência de tomar uma atitude.

Abaixo, exemplos de palavras que causam esta sensação ao usuário:

  • Conheça já;
  • Descubra;
  • O segredo;
  • A partir de agora;
  • Você vai descobrir;
  • Nunca te contaram como;
  • Foi revelado.

Veja modelos de aplicação:

 “Descubra agora o seu QI e se surpreenda!”.

“Conheça já um método infalível para perder 10kg em uma semana”.

👉Conexão

Tendo a atenção do leitor, o próximo passo é se conectar, mostrando que a sua empresa/marca é capaz de resolver o problema dele. Nesta fase trabalhamos o emocional do usuário: ele deve entender que está diante de um parceiro ou de uma marca referência no tema.

Abaixo, exemplos de palavras que trazem sensação de confiança:

  • Você – a mais efetiva. O pronome é a segunda melhor palavra que gostamos de ouvir depois de nosso nome;
  • Aprenda a fazer;
  • Pessoas comuns;
  • Passo a Passo;
  • Como eu fiz e como você também pode;

Veja modelo de aplicação:

“Você vai descobrir, nesse vídeo, um jeito infalível para…”

👉Especificidade

Com esta técnica é hora de deixar claro quais passos o usuário vai precisar dar para conseguir o objetivo esperado.

Abaixo, exemplos de palavras:

  • Em XX voltas;
  • Em XX horas;
  • XX dicas infalíveis;
  • XX fatores importantes;
  • XX em cada XX pessoas.

Veja modelo de aplicação:

 “Você vai descobrir, nesse vídeo, um jeito infalível para emagrecer 5kg em apenas 24 horas.”

🧠Hora de pescar seu usuários

Esta é a hora de levar o usuário até a ação que você quer que ele faça. Quando falamos de call to action três pontos importantes devem ser lembrados. São:

✔️ Seja irresistível: se o seu título não for irresistível as pessoas não terão interesse por ele. Invista algumas horinhas pensando nele.

✔️ Seja criativo: não fique na mesmice. Se necessário, faça pausas quando estiver com bloqueio criativo.

✔️ Sem exageros: conteúdos com títulos sensacionalistas e que nem sempre valorizam a qualidade do conteúdo podem levar o usuário a uma grande frustração.

 

Exemplos:Descubra em 5 passos como economizar seu dinheiro. Clique aqui” ouConheça já as 5 vantagens de ser um associado da empresa X e descubra qual a melhor para você”.

Se você colocar em práticas todos os pontos trazidos neste artigo, sua taxa de cliques vai aumentar. E muito.

🤟 E ai, seu copywriting está gerando o resultado que sua empresa espera?

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Raul Lopes é formado em Produção Publicitária pela UNIVALI, de Santa Catarina (SC). Tem onze anos de experiência e, atualmente, é Gerente de Marketing Digital na agência MAPA360, onde atua desde 2017.


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