Após mais de três meses em isolamento, distanciamento social ou outro modelo vivenciado por cada um de nós ou nossos colaboradores, é possível fazermos uma retrospectiva comparativa e chegarmos a conclusão de que nossas rotinas e decisões – nas nossas vidas e, especificamente na gestão de Recursos Humanos nas empresas – eram muito previsíveis, mesmo diante de desafios que nos deparávamos.
Com a pandemia atual, fato este sem precedentes, pelo menos nas nossas gerações, a imprevisibilidade tomou conta de nossas vidas e organizações. E, de maneira ordenada ou não, vivenciamos diversos estados como paralisia, pânico, incertezas, inseguranças e conflitos.
Tivemos de agir em várias frentes, muitas das quais novas ou desconhecidas para todos nós. Entre elas, destaco:
– Transparência: fomos transparentes como nunca junto aos nossos colaboradores, ao ponto de escancararmos sentimentos, medos e fragilidades como líderes
– Comunicação a distância: o que já era comum para alguns, virou rotina para todo o time, conhecemos dezenas de plataformas web e bem ou mal, tivemos de tentar humanizar meios que até então eram frios
– Quebra de paradigmas: home office, flexibilização das estruturas físicas e das praças sede de trabalho… Tudo isso foi revisto e funcionou
– Flexibilização: foi preciso flexibilizar e rever as relações trabalhistas até ao ponto de aderir, como empresa, a benefícios governamentais e medidas provisórias inéditas até então
– Revisão: foi preciso rever nossas previsões e planos, ao ponto de em plena pandemia, crise e dificuldades em algumas áreas, iniciarmos abertura de vagas e contratações em áreas emergentes e novas oportunidades
– Força maior: entendemos, na prática, o significado do termo “por motivos de força maior” explícito nos contratos, e tivemos de fazer acordos diariamente com clientes, cedendo um ombro para as lamentações e as mãos para o apoio em prol de uma parceira duradoura
Estas foram algumas de outras tantas frentes nas quais tivemos de atuar. Todavia, analisando o período com empatia e humildade, valores fundamentais em qualquer gestão de Recursos Humanos, podemos afirmar que fizemos muito, é fato. Na mesma medida, vimos que o aprendizado tem sido imensurável.
Chegamos aqui com a certeza de que podemos voltar deste período como pessoas e líderes ainda melhores.
Consultor e Sócio da MAPA360, Fabio Nabozni, tem mais de 20 anos de experiência na indústria farmacêutica e é idealizador e fundador do Super Dr. Saúde Integrada, em Ponta Grossa (PR)