CASE EXCEED

NOVOS TEMPOS, NOVOS HÁBITOS

O DESAFIO

NOVARTIS - EXCEED

Em abril de 2020, o laboratório farmacêutico Novartis Biociências S.A. lançaria globalmente um estudo histórico, inovador e Head to Head no mercado de imunobiológicos, para todos os médicos reumatologistas. O que a empresa e seus executivos não esperavam é que em meio a este lançamento aconteceria a pandemia da COVID-19, que trouxe uma nova realidade ao mundo, impactando a todos, e exigindo de forma muito rápida uma reinvenção de toda a estratégia de trabalho do lançamento, levando em conta as relações humanas e profissionais históricas da empresa.

Como a Novartis Brasil poderia sair na frente e trazer uma solução inovadora diante desse cenário? Como engajar centenas de médicos em meio a um turbilhão de informações digitais e em pleno distanciamento social? Como fazer tudo isso quando, pela primeira vez, os consultores técnicos da empresa foram retirados do “campo”?

Camaleão

O PRODUTO

ESTUDO EXCEED

O estudo Exceed comprovava a superioridade do medicamento da Novartis em uma comparação direta com o líder de mercado em volume de vendas. Essa liderança de mercado era devido ao fato de o concorrente ter sido lançado a mais tempo, o que gerou um forte "hábito" prescritivo por parte de todos os médicos do segmento de imunobiológicos.

CONCEITO

NOVOS TEMPOS, NOVOS HÁBITOS

O que te faz mudar um hábito? Nem sempre nossos hábitos corriqueiros significam algo bom. Com o turbilhão dos novos acontecimentos dessa pandemia, aprendemos e tivemos que mudar diversos hábitos.

Embasados pelo resultado do estudo Head to Head, convidamos os envolvidos a mudarem seus hábitos, porque novos tempos exigem novos hábitos.

Homem e Mulher

A IDEIA

COMUNIDADE EXCEED

A solução encontrada pela equipe da MAPA360 envolveu a sinergia do mundo off-line e do mundo online. Em um momento em que todos estavam reflexivos, preocupados e se adaptando, a agência propôs a criação de uma Comunidade de Relacionamento, que foi chamada de “Comunidade Exceed – Novos Tempos, Novos Hábitos".

Essa comunidade nasceu em um ambiente totalmente seguro e controlado, com o objetivo de reunir especialistas de referência em reumatologia, com ações direcionadas a conteúdos relevantes do segmento, interatividade entre os médicos, discussão técnica e muito mais, tudo isso realizado no mesmo ambiente que seria o palco do lançamento do Estudo, e que mesmo depois do evento on-line continuaria sua missão de relacionamento, sem prazo para terminar.

Celulares
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O PROCESSO

O OFFLINE PARA ENGAJAR O ONLINE

Como trazer o médico para esse ambiente digital? Como trazer esse convidado para mais uma live, frente a centenas que estavam acontecendo ao mesmo tempo diante da pandemia?

Saímos do universo online para impactar nossos convidados no off-line. Em tempos de distanciamento social, onde todos estavam sensibilizados emocionalmente, nada melhor do que se sentir lembrado ao receber uma caixa-convite em sua própria casa. Nesse sentido, impactamos os convidados com um vídeo de realidade aumentada, em que a pessoa recebia as boas-vindas à Comunidade Exceed.

Nosso trabalho envolveu dois públicos distintos, com mensagens diferentes e propósitos diferentes para engajamento:

Camaleao

Convidados Médicos

Camaleao

Consultores Técnicos Novartis

Baseado nisso, desenvolvemos e produzimos em tempo recorde, no auge da pandemia, dois modelos de caixa-convite (levamos 20 dias para realizar todo o processo: criação, produção e logística nacional).

A caixa médica, totalmente adequada às regras de compliance, continha o vídeo explicativo em realidade aumentada, o manifesto do evento e o QR code, direcionando o convidado a baixar o aplicativo nas plataformas iOS ou Android.

O segundo modelo de convite, direcionado aos colaboradores Novartis envolvidos com o Produto e com o Estudo, tinha, além de uma comunicação direcionada, um copo sustentável e fones de última geração para tornar a experiência online do lançamento do estudo ainda mais agradável.

Homem e Mulher
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RESULTADOS

NOVOS TEMPOS, NOVOS HÁBITOS

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Ao todo, 400 médicos reumatologias de todo o Brasil receberam a caixa-convite, em uma ação rigorosamente orquestrada, em tempo recorde, levando a todos ao lançamento da Live Exceed.
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100 Consultores Técnicos e staff Novartis receberam seus kits para a Live Exceed, fortalecendo assim o papel desses profissionais como os principais embaixadores da comunidade e do sucesso do evento de lançamento do estudo.
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O evento online contou com a audiência qualificada de mais de 620 pessoas, sendo 400 médicos targets reumatologistas, para o lançamento do estudo, mostrando que a ideia e a ação de impactar no off-line para um evento online foi extremamente efetiva.
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A campanha brasileira “Exceed – Novos Tempos, Novos Hábitos” ganhou notoriedade mundial, tornando-se case de sucesso, servindo de guia para ações do Estudo em outros países.
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A campanha “Exceed – Novos Tempos, Novos Hábitos” ganhou o prêmio Novartis Global.
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A campanha também foi finalista do Troféu Novartis, concorrendo com 130 outros projetos de grande relevância da Empresa, ficando em segundo lugar.
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A campanha trouxe o slogan mais pertinente para o momento dos profissionais da Novartis, que precisaram inovar; para os médicos reumatologistas, que tiveram de rever seus hábitos prescritivos a partir dos resultados do estudo; e para todos nós, como seres humanos, que precisamos buscar "novos hábitos" nestes "novos tempos".
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