TODOS OS DIAS USAMOS ROSA: O efeito Barbie dentro do mundo publicitário | MAPA360

TODOS OS DIAS USAMOS ROSA: O efeito Barbie dentro do mundo publicitário



Por Larissa Rosa

Já faz mais de uma semana que o filme da Barbie está em cartaz, mas o efeito “Barbiecore” dominou o mundo muito antes de sua estreia, tornando-se um brilhante exemplo de marketing.

Temos todos os ingredientes que brilham os olhos: utilização de uma das cores de marca mais reconhecida, diversas parcerias de produtos e até mesmo o uso da inteligência artificial somada à interatividade.

Independentemente se você foi uma criança que brincava com a famosa boneca ou não, esse case de marketing atingiu você e despertou a curiosidade do adulto que você se tornou!

Nem só de altos vive a pequena Barbie…

Apesar de buscar inspirar as crianças a se imaginarem como astronauta, professora, aeromoça e tantas outras profissões, muitas críticas válidas foram destinadas à Barbie. Por muito tempo ela promoveu padrões corporais irrealistas que impactavam a autoestima das crianças.

Querendo dar a volta por cima, a Mattel lançou, em 2016, uma linha com Barbies de diversos tipos de corpos. De acordo com Statista, a marca vivenciou um declínio nas vendas líquidas anuais de US$6,5 bilhões para US$4,5 bilhões entre 2013 e 2018.

Como o marketing do filme da Barbie abordou todas as polêmicas por trás dessa história? Vamos usar as palavras da mensagem do próprio trailer: “Se você ama a Barbie, este filme é para você. Se você odeia a Barbie, este filme é para você”.

IA e interatividade

Durante o mês de abril, os feeds das nossas redes sociais ficaram repletos com pessoas compartilhando fotos de si mesmas dentro do pôster do filme da Barbie. Mais um golaço da equipe de marketing do filme! Eles criaram uma ferramenta de inteligência artificial, em que a pessoa pode fazer o upload de sua foto e gerar um pôster de filme com um slogan customizado.

Do ponto de vista “marketeiro”, mais um sucesso na divulgação levando em conta, pelo menos, três razões: inteligência artificial, interatividade e compartilhamento generalizado.

O mundo da Barbie não é só para crianças

Inúmeros produtos foram criados em colaboração com diversas marcas, sejam elas grandes ou pequenas. Tenho certeza que a lojinha do R$10 perto da sua casa tem pelo menos um boné com “Barbie” estampado!

O que caracterizou o legado da famosa boneca, nos últimos 60 anos, era o público-alvo infantil. Porém, agora, esses produtos são voltados para os adultos. É a hora da ‘Barbie girl’ que existe dentro de você viver!

E a lista de produtos não tem fim! Maquiagem, roupas, escova de dente, até mesmo uma experiência no cruzeiro da Barbie. O mundo é alimentado pelo burburinho gerado por pessoas e parcerias estratégicas com outras marcas.

A Barbie venceu dentro do marketing, e ela sabe disso

Mesmo que você não consuma a marca, é fácil reconhecer que um tom específico de rosa representa a boneca icônica da Mattel. Os marketeiros do filme Barbie entendem isso e usaram e abusaram desse fato da maneira mais inteligente possível.

Porém destaco um ponto importante: a história de mais de 60 anos da boneca ajuda no sucesso dessa estratégia. Como Eliana Dockterman, jornalista da TIME, afirmou em uma entrevista com Margot Robbie, a protagonista do filme: “‘Barbie’ é uma palavra que tem status globalmente reconhecido, na mesma pegada de marcas como a Coca-Cola. Desde sua estreia, em 1959, ela tem sido um marco cultural.”

Mas engana-se quem ache que apenas o rosa rouba a cena! Todas as características únicas da Barbie foram detalhadas e cuidadosamente exploradas no filme, desde o formato do pé (sempre andando nas pontas) até a complexidade dos figurinos.

O mundo é da Barbie, inclusive o do marketing!


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