Sério, precisamos falar sobre o fenômeno TikTok!



Por Larissa Rosa

Quem nunca assistiu um vídeo com o logo do TikTok, seja rolando a timeline do Instagram ou o feed do Facebook, que atire a primeira pedra. Se você nunca viu, saia da caverna obscura que tem vivido nos últimos seis meses e conheça o aplicativo de vídeos chinês que caiu no gosto das celebridades, influenciadores e público de forma geral.  

Sendo atualmente a única rede social não americana com uma ascensão tão rápida nos últimos tempos, o TikTok vem crescendo seu alcance exponencialmente a cada mês que passa. Mas, por que será? O que a torna tão diferente?  

O entretenimento e a facilidade que disponibiliza ao usuário um leque de criação de conteúdos diversificados fizeram com que este app caísse na popularidade. Os vídeos feitos pelo app podem ter, no máximo, 60 segundos, podendo ser editados muito facilmente com os diversos recursos e trilhas sonoras fornecidas na ferramenta. E, claro, o que não é nenhuma surpresa, o número de usuários consumindo e produzindo materiais proprietários na rede social durante a pandemia cresceu: somente no primeiro semestre de 2020, o TikTok ganhou mais de 315 milhões de novos downloads. Uma das explicações para esse boom é o conteúdo oferecido ao público, que é de puro entretenimento. 

Legal, mas e como isso pode ajudar a minha marca?  

Como em toda estratégia de marketing, para se jogar nesse mundo do Tiktok é preciso levar em consideração dois pontos iniciais muito importante:  

  • público alvo; 
  • conteúdo diferenciado.  

 

O público no TikTok possui algumas características bem específicas, como a grande maioria dos conteúdos tem o tom de humor, a maior faixa do público presente ainda é jovem. Uma pesquisa feita pela eMarketer, em 2020, mostrou que faixa etária predominante na ferramenta está entre os 16 e 24 anos – chamados de geração Z. Portanto um material muito institucional ou até formal demais não será o melhor conteúdo para a sua marca lá.  

Por isso para se jogar nesta nova rede social em ascensão é necessário pensar fora da caixa. A oportunidade de gerar um conteúdo viral no ambiente digital cresceu muito, com o apoio de canais como este, essa chance aumenta ainda mais. E vamos ser sinceros, atualmente qualquer marca, seja grande ou pequena, deseja criar uma ação de marketing viral positivo, o alcance é imensurável e o retorno é assertivo.  

Agora se sua marca ainda não está madura o bastante para produzir conteúdos, isso não impende ou desclassifica a importância de estar antenado aos movimentos realizados no aplicativo por dois motivos importantes: 

 

  • Fique por dentro: é no TikTok onde grandes virais e memes surgem e circulam, portanto estar presenta por lá, mesmo que como expectador, é a certeza de saber e entender tudo que está acontecendo na Internet, no que tange o segmento de entretenimento digital; 

 

  • Influenciadores Digitais: as vezes gerar um conteúdo proprietário na ferramenta não é ainda a melhor estratégia para a sua marca, mas o canal possui hoje usuários com milhares de seguidores, então é importante levar em consideração os nomes de influenciadores que estão surgindo e se destacando na ferramenta. Muitas vezes uma parceria destes nomes com a sua marca pode gerar bons frutos.  

 

Além desses pontos acimas, a ferramenta já disponibilizou um canal de anúncios na ferramenta. Com o TikTok Ads é possível veicular banners, pushs e vídeos publicitários de forma segmentada no aplicativo. Colocando o canal como um grande concorrente para outras empresas como Facebook, Instagram e Youtube, mas abrindo um novo leque de opções para nós, marcas e empresas. Ah, lembrando, mesmo em formato de anúncio, seu conteúdo precisa ser interessante e condizente com o canal onde está sendo veiculado, caso contrário o retorno pode não ser o esperado ou até mesmo tão satisfatório.  

A verdade é uma só!  

Tiktok veio para ficar e o poder de criação de conteúdos proprietários que a ferramenta forneceu ao público é de dar inveja para qualquer um. O sucesso é tanto que já vem incomodando outras grandes redes sociais. Por exemplo, o Reels (cenas) nada mais é do que um produto do Instagram para tentar bater de frente com o TikTok, e vamos ser sinceros… Por enquanto, não chegou nem aos pés.  

Para fechar, vale lembrar reforçar que, assim como em qualquer canal de Marketing Digital, sua empresa precisa ter uma boa estratégia de comunicação, além de entender se realmente sua marca está no momento certo para investir tempo e dinheiro no TikTok.  

E você, já conhece o aplicativo? Se ainda não, nossa sugestão é após terminar este texto, baixar o app e se jogar de cabeça no entretenimento gostoso que o TikTok oferece.  

P.S.: não nos responsabilizamos por pessoas que possam vir a se viciar na rede social :P  


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