Relações Públicas para o turismo – Por que é importante se relacionar com o público do seu cliente



Por Maryon Machado

Trabalhar com turismo é lidar com o sonho de muitas pessoas. E quando você é um agente de promoção de destinosesse sonho precisa ser despertado também em outras pessoas. É assim que eu me sinto a cada projeto, a cada sugestão de pauta que faço quando falo de destinosAo longo dos dois anos em que trabalho na MAPA360pude trabalhar com a promoção turística de Turquia e Bariloche, na ArgentinaA primeira coisa que me veio à cabeça quando comecei cuidar dessas contas foi como falar de lugares que, até então, não conhecia nada. Comecei uma pesquisa intensa, tentei ler o máximo de matérias possíveis que já foram escritas sobre os dois destinos, entrei em grupos de compartilhamento de roteiros, e assim segui por algumas semanas. Era como se estivesse planejando a minha própria viagem, queria saber de tudo! 

Mas nem sempre a leitura é suficiente para cativar o turista, certo?! Neste ponto, entram os eventos e as ações de live marketingplanejadas pela área de Relações Públicas. Em 2019, trouxemos um pouco de Bariloche para o Brasil e fizemos nevar na Avenida Paulista, um dos endereços mais famosos e importantes de São Paulo (SP)Tudo bem que foi uma neve artificial, mas a sensação de estar realmente na neve despertou o interesse do público que passava pela instalação, localizada em frente ao Shopping Cidade São Paulo. A ação poderia até parecer simples, composta por um cenário temático que reproduzia as montanhas cobertas de neve do destino de inverno, pedras e dois sky boards, além da máquina que produzia a neve artificial. Mas, para além da realização, é preciso considerar meses de planejamento, preparo, documentações e burocracias necessárias para garantir a segurança e, claro, a diversão de quem passa pelo local durante os cinco dias que permanece em funcionamento 

No dia em que vi o cenário montado e pronto para iniciar a operação, confesso que me emocionei! Ver que os meses de trabalho intenso valeram a pena, as primeiras pessoas passando e olhando curiosas, interessadas em participar, o brilho no olhar de famílias inteiras, me deu a sensação de dever cumprido. Pensei, “plantamos o bichinho do desejo por ver a neve real”. É gratificante! 

Em paralelo à instalação, trabalhamos o Relacionamento com a Mídia e, além de se divertir na neve, os 23 jornalistas convidados também puderam conhecer o Consulado Argentino, próximo ao local de realização da ação. Os convidados foram recebidos para um brunch com a delegação de turismo de Bariloche, responsável por apresentar as novidades da temporada de inverno de 2019 em primeira mão 

Outro público de interesse também teve a oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre o destino. Agentes e operadores de viagem foram recepcionados, no Consulado, para um café da manhã com a delegação. A execução foi simultânea à realização da WTM Latin America, principal feira de turismo B2B da América LatinaNo total, as quatro ações combinadas renderam 1.200 cliques fotográficos do público paulistano e visitantes da capital paulista, realizados durante os cinco dias da ação de live marketing. Mais de sete mil pessoas passaram pelo ponto da ação e 40 matérias foram publicadas na imprensa. 

Já em Turquia, trabalhamos eventos para atrair os olhares para o território histórico e riquíssimo culturalmente. Várias vezes ao ano são realizados mostras culturais, exposições, festivais de cinema – estúltimo, rendeu nota no Guia da Folha, um dos mais importantes guias de lazer da cidade de São Paulo , e jantares típicos.  

Entretanto, são as press trips que mais nos proporcionam um feedback positivo. No ano passado, realizamos três viagens marcantes. A primeira delas foi a Time Travel, que levou a revista Marie Claire, o jornal Folha de S. Paulo e as revistas Qual Viagem e Viaje Mais Luxo. O programa Viagens ao Redor do Mundo, transmitido pela Band TV e apresentado por Rodrigo Ruas, também desembarcou na Turquia com sua equipe para mostrar de perto os encantos desse país milenar.  

E, enfim, conseguimos negociar um programa de TV dominical de sucesso, o “Programa da Eliana. Os primeiros contatos começaram em abril, mas a viagem se realizou apenas em novembro. As negociações com hotéis, passeios, guias de turismo e a autorização para a equipe poder filmar em locais sagrados, foram feitas em seis meses. Em oito dias de viagem foram publicados oito posts no feed e 86 stories no Instagram da própria Eliana. Além disso, o programa ocupou o segundo lugar no ranking de audiência na data em que foi ao ar.  

Portanto, seja qual for o segmento do seu cliente, uma sugestão de pauta, um release, é apenas 1% de tudo que é possível fazer dentro das inúmeras possibilidades de ações de Relações Públicas. Às vezes, a ideia que você acha que pode ser a mais mirabolante é a que pode oferecer o diferencial para seu cliente. O céu é o limite para a criatividade na hora de propor algo para o cliente, e faz toda a diferença! 


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