Qual é o papel de uma agência de comunicação 360 para hotéis? | MAPA360

Qual é o papel de uma agência de comunicação 360 para hotéis?



Por Rafael Paes Leme, COO da MAPA360

Para o ramo da hotelaria, uma agência de comunicação 360 não é um custo, mas, sim, um investimento. Uma agência full service deve atuar como uma extensão do departamento de marketing interno de um hotel, complementando as atividades realizadas internamente. Ao trabalhar em parceria com uma especialista em comunicação e marketing no segmento, o hotel pode usufruir de conhecimentos específicos desse setor e ainda de outras percepções de variados segmentos em que a agência pode atuar. 

Por meio de análises de métricas e estatísticas constantes, as agências 360 possuem a habilidade de identificar os canais mais relevantes de comunicação e quais estratégias são as mais eficientes para atingir o público, as metas e os objetivos. Geralmente, as agências possuem uma equipe especializada e multidisciplinar para pensar e desenvolver planos de trabalho integrados e potencializar os resultados de posicionamento, reconhecimento e resultados. Esse cenário ganha mais força quando a empresa possui know-how no segmento hoteleiro e de turismo.  

A comunicação integrada desempenha um papel fundamental na indústria da hospitalidade, independentemente do porte do estabelecimento.  Investir em uma agência full service significa adotar estratégias e táticas que visam promover o empreendimento, aumentar a visibilidade, atrair novos hóspedes e garantir que os hóspedes antigos e atuais se tornem habituais, conseguindo aumentar o conhecimento da marca hoteleira e gerar vendas pelos mais diversos canais. 

O investimento em uma agência 360 é focado em manter todos ou grande parte dos canais de comunicação com o cliente ativos. Manter sites, redes sociais e todas as demais mídias estrategicamente atualizadas e preparadas é essencial. Além da presença online estratégica, a agência 360 também atua nas atividades offline para garantir uma abordagem abrangente. Isso inclui planejamento e execução de campanhas e publicidades em mídias tradicionais, como rádio, TV e impressos. Além disso, participar de eventos, feiras e encontros do setor é fundamental para fortalecer relacionamentos com clientes, parceiros e imprensa. 

Os consumidores atuais são cada vez mais conscientes, exigentes e participativos nas interações com as marcas. Apresentar os serviços, a estrutura, fotos de qualidade, descrições detalhadas é primordial para atrair os hóspedes. Assim como uma experiência de compra online intuitiva e aspiracional. 

Outra vantagem é a garantia de uma perspectiva externa e imparcial sobre a estratégia de marketing e vendas do hotel. Os profissionais envolvidos no atendimento a esse cliente possuem experiências nas áreas de marketing digital, otimização de mecanismos de busca (SEO), publicidade e propaganda, branding, produção de conteúdo, mídias sociais, análise de dados, desenvolvimento de sistemas, jornalismo e relações públicas. A agência colabora na análise do posicionamento atual do hotel, identifica oportunidades de melhoria e propõe soluções inovadoras. Essa visão externa pode trazer insights e ajudar o hotel a se diferenciar da concorrência.  

É comum que muitos hotéis recorram a agências de comunicação 360 para lidar com aspectos específicos de sua estratégia de marketing hoteleiro. No entanto, uma opção cada vez mais popular é a extensão do   marketing do hotel, o que significa que a empresa assume parte da responsabilidade da estratégia de marketing, junto ao time interno do estabelecimento. Uma relação que deve ser sustentável, duradora e beneficiar ambos os lados. 


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