OLHAR 360: TENDÊNCIAS PARA 2021



Por Por Ariane Belomo

OLHAR 360: TENDÊNCIAS PARA 2021Uma coisa é fato: todas as tendências que foram previstas em 2019 para 2020 foram por água abaixo. A nova maneira de trabalhar, estudar, viver; pegou todos de “calças curtas” (ou, melhor dizendo, sem máscaras), e não pôde ser prevista nem pelos melhores institutos de pesquisa. Porém, no meio do caos instaurado pela pandemia, há sempre uma esperança. Mesmo em tempos incertos, sem saber quando poderemos voltar a viver no antigo normal, a Deloitte, empresa multinacional especializada em auditoria e consultoria, divulgou no último dia 20 um relatório sobre as tendências de marketing para 2021.  

 

As palavras-chave para começar a planejar 2021 são: confiança, experiência e solução. 

O consumidor espera que as marcas entreguem soluções confiáveis, propostas alinhadas com seus valores (e nesse caso estamos falando desde sustentabilidade à posicionamentos relacionados à gênero e quebra de conceitos). Mas isso tudo já era de se esperar. Até aí, nenhuma novidade. Apenas a nota mental para mantermos nossos olhos de tandera ligados.  

 

O que a Deloitte realmente apresenta como pontos de atenção para um planejamento de marketing de sucesso são resultados de uma pesquisa mundial feita com 2.447 consumidores à nível global e 405 executivos de grandes empresas mundiais. 

 

Confira a seguir os pontos principais! 

 

DESMISTIFICANDO O PROPÓSITO 

Há muito se fala sobre propósito. Ele está presente em diversas estratégias de comunicação, livros de autoajuda (alô, Prem Baba) e até mesmo em motes de grandes campanhas. Mas será que realmente estamos falando sobre propósito ou estamos apenas nos apropriando de uma palavra do momento, assim como foi na época da saudabilidade?  

 

Quais são os reais propósitos da sua marca e como transformá-los em ações que desmitifiquem seus valores? De nada adianta falar sobre sororidade e ser uma companhia que só tem homens na sua liderança, por exemplo. 

 

Pensar e agir sobre como ser o seu real propósito será uma grande tendência para o próximo ano. Afinal, o consumidor responde mais rápido em termos de incerteza (e aí trazemos o cenário da pandemia). Só que o radar sobre os valores pessoais em convergência com os da marca que se escolhe consumir, está sempre ligado.  

 

Por isso, seja o que você comunica. 

 

CONFIANÇA 

Você cumpre suas promessas. Ou não?  

Confiança leva-se anos para ser construída, mas segundos para ser destruída. Aposto que você já ouviu esse ditado diversas vezes. E a relação que ela tem a ver com estratégias de marketing e comunicação é diretamente proporcional. Vivemos na era do cancelamento. Confiança é construída na promessa e entrega de um produto ou serviço. Até mesmo nos tempos mais turbulentos, quando uma estratégia bem elaborada consegue atingir as expectativas, a confiança é fortalecida. Ou não. E com isso a reputação da marca pode ser destruída em instantes e disseminada em segundos. Afinal, vivemos em um mundo hiperconectado 

 

PARTICIPAÇÃO 

Uma via de mão dupla. Interação e engajamento são termos que vivem no dia a dia do marketing de qualquer empresa, marca ou agência de comunicação. Os consumidores estão interagindo com as marcas muito mais do que antes: desde a opinião de um produto até mesmo como co-criação de conteúdos, como é o caso de empresas que usam a estratégia do social listening para criar pautas ou até mesmo produtos. Por isso, trazemos a participação do consumidor como uma via de mão dupla, pois a tática agora é como envolver os consumidores de maneira estratégia, como embaixadores dos produtos e marcas, influenciadores e colaboradores dentro do universo da marca. Por isso, manter no pipe line a participação do consumidor como parte da estratégia de conteúdo, awareness, é fundamental se ter proximidade, estabelecer confiança e fazer parte do diálogo do mundo que, mais uma vez repito, é hiperconectado. 

 

E você, já pensou em como fará a sua estratégia de comunicação e marketing para 2021?  


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