Em meio a polêmicas do Twitter, Meta lança Threads! | MAPA360

Em meio a polêmicas do Twitter, Meta lança Threads!



Por Maria Priscila

As atualizações nas redes sociais não param! Mas dessa vez o projeto é grande: a Meta, empresa de Mark Zuckerberg que controla Facebook, Instagram e WhatsApp, lançou na quarta-feira (5) um novo serviço chamado Threads. A mais nova rede social surge para competir diretamente com o Twitter.

Algo que chama atenção é o fato do novo serviço ser lançado poucos dias após o Twitter limitar a leitura de posts dos usuários, algo que causou grande tumulto e diversas reclamações na rede social.

Mas, afinal de contas, é uma cópia ou um Twitter repaginado?

Na loja de aplicativos da Apple, o Threads é qualificado como uma rede social de conversas de texto “onde as comunidades se reúnem para conversar sobre tudo, dos tópicos importantes para você hoje até o que estará em alta amanhã”.

Ou seja, os usuários devem entrar na nova rede social com seu login já usual do Instagram, mantendo inclusive o username, informações e o selo de verificação. A partir desta integração, é possível encontrar automaticamente seus seguidores do Instagram já no Threads.

A semelhança de layout com o Twitter é perceptível: botões de curtida, comentário e compartilhamento. Além de texto, os usuários também podem incluir fotos nas publicações, inclusive no formato carrossel. Outro recurso à disposição é a escolha de quem poderá responder aos posts feitos na rede social. Assim como na rede do pássaro azul, o Threads permite que o usuário escolha deixar as respostas públicas ou apenas para seus seguidores ou quem seja mencionado.

Segundo o advogado do dono do Twitter, Alex Spiro, é preocupante que a Meta esteja se apropriando da propriedade intelectual da empresa, inclusive, com a contratação de ex-funcionários da plataforma, para reproduzirem uma “cópia” fiel do aplicativo.

Elon Musk X Mark Zuckerberg

Não é de hoje que temos um confronto de egos no mundo das redes sociais! A rivalidade entre Mark Zuckerberg e Elon Musk vem de anos. Segundo um grande investidor em tecnologia que conhece os dois, “eles sempre se odiaram”.

Diante de uma possível luta dentro de um ringue, os chefões das redes sociais prometem aos quatro cantos que se enfrentarão em Las Vegas ou Roma. Mas, enquanto não há uma data definida, a troca de “socos” fica em outros ringues. Na última semana, Musk ameaçou processar Zuckerberg após o lançamento do Threads.

O Twitter é uma rede social queridinha pelos usuários. Um dos destaques dos comentários positivos é relacionado ao serviço informativo que o Twitter presta: quando outras redes sociais sofrem alguma queda, é nessa rede que as pessoas ficam sabendo.

Para os heavy users veteranos das redes sociais e analistas, o Threads surge como um concorrente forte para o Twitter, que tem enfrentado queda de receita e outros desafios desde que Musk assumiu a empresa em outubro de 2022. Nos últimos meses, a empresa enfrentou problemas técnicos, milhares de demissões, perca de usuários e anunciantes entre outros problemas.

E já temos as primeiras impressões…

Enquanto todo mundo debate se o Threads dará certo ou não, a rede social já bateu a marca de 100 milhões em apenas 5 dias desde o seu lançamento.

Para aqueles que não se acostumaram e nem aprovaram o Threads, já está rolando as primeiras dúvidas e reclamações. Muitos usuários estão se perguntando se é possível apagar ou não o perfil em definitivo, sem afetar diretamente sua conta do Instagram (já que para acessar o Threads é necessário ter um login na rede social de fotos e vídeos da Meta).

Para quem não quiser tomar essa medida drástica, é possível desativar a conta do Threads e continuar com sua conta do Instagram. Você pode seguir o seguinte caminho:

  • Ir no ícone do canto direito (ícone de uma pessoa, para acessar seu perfil);
  • Tocar no menu superior com dois traços no canto superior direito;
  • Ir em Configurações > Conta > Desativar Perfil.

Ao desativar, você fica oculto por um tempo, posts e interações ficam invisíveis até que você reative novamente seu perfil. Ou seja, você não excluiu, de fato, sua conta.

Outro ponto que merece destaque (para uns, positivo; para outros, negativo) é que, por estar vinculado à sua conta do Instagram, você nem bem cria seu perfil no Threads e já tem vários seguidores. Para aqueles que focam em números, o recurso é uma maravilha. Por outro lado, para quem segmenta seus seguidores de acordo com cada rede social, a nova plataforma pode ser comprometedora, considerando a dinâmica de que os seguidores já estão lá esperando, mesmo sem um perfil oficialmente aberto.

Para nós, do mundo da comunicação, fica a expectativa de como funcionará o Threads e como poderemos criar conteúdos para abastecer mais essa rede social!”


Ao acessar este site, cookies são utilizados para melhorar sua experiência online e para analisar o nosso tráfego. Ao continuar você concorda com estas condições. Para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.