E o LinkedIn, como fica? | MAPA360

E o LinkedIn, como fica?



Por Larissa Rosa

Quando falamos o nome LinkedIn, o que vem à cabeça? Para muitas pessoas, essa é a rede social que o nome é trabalho e o sobrenome é B2B. Afinal, o LinkedIn se popularizou por ter um cunho estritamente profissional, possibilitando a criação de conexões e aumento da visibilidade das marcas entre profissionais e outras empresas. 

Somando mais de 700 milhões de usuários, é perceptível a relevância do LinkedIn dentro do seu negócio, seja para encontrar profissionais, mas também com a finalidade de fechar parcerias e contratos. 

Porém precisamos derrubar de uma vez por todas a ideia de que “é preciso estar presente”, sem objetivo. Muitas empresas possuem uma página ativa, mas sem alimentação de conteúdo. Ou ainda, quando o fazem, estão sem engajamento. A grande maioria recebe alguns poucos likes e tudo resumido nos próprios funcionários. 

Precisamos parar para pensar e colocar duas metas: “preciso ter vontade de fazer algo diferente e ter conteúdos para alimentar a página do LinkedIn da minha empresa”. 

Existe um B-A-BÁ do LinkedIn? 

Uma regra é clara: não tem como postar apenas de vez em quando ou apenas replicar as mesmas publicações que vão para o Instagram e Facebook. Essa “estratégia” não dará certo, já que estamos falando de plataformas e públicos totalmente diferentes. 

Além disso, um bom conteúdo feito para o LinkedIn é aquele que agrada tanto os usuários quanto os robôs. Isso mesmo, existe algoritmo na rede das empresas! As etapas são: 

  • PROCEDÊNCIA DO CONTEÚDO: a plataforma identifica se o post é um spam e até mesmo pontuam o perfil, levando em conta a atualização das informações da page; 
  • SINALIZAÇÃO DO USUÁRIO: compartilhamentos, reações, comentários… Todos os dados de engajamento contam; 
  • FILTRAGEM DE CONTEÚDO: hora da plataforma decidir se o seu conteúdo será visto e por quem. Uma forma de “calibrar” isso é seguir perfis e hashtags que sejam do mesmo nicho da sua empresa; 
  • REVISÃO HUMANA: você pode não acreditar, mas existe uma equipe com colaboradores do LinkedIn que avaliam o conteúdo criado por você! 

O perigo da réplica de conteúdos 

Pode soar repetitivo, mas muitas empresas estão apenas replicando conteúdos de outras redes sociais dentro do LinkedIn. Zero esforço mínimo, zero estratégia, zero resultados! 

Dias atrás, navegando pela plataforma, deparei-me com um texto escrito por uma ex-colaboradora da MAPA360. Depois de muito dizer sobre o que ela tem encontrado no LinkedIn, a produtora de conteúdo se questiona: “Quem é o impactado com isso? Ou melhor, quem se mantém interessado no que é postado?” 

O mundo do marketing de conteúdo pode ser traduzido na palavra ESTRATÉGIA! O LinkedIn é uma rede social que também precisa do seu planejamento estratégico de conteúdo para alcançar resultados. 

Preste atenção no seu público. Assim serão escritos conteúdos que conversem com aquilo que ele busca. Não faça mais do mesmo, se destaque! O relevante não é nada invisível aos olhos. 

Por último, mas nunca menos importante: precisou de conteúdos parrudos e que mostrem a que sua empresa veio? Fale com a MAPA360! 


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