COVID-19: Impacto na Hotelaria e os cuidados no Marketing Digital



Por Raul Lopes

Em tempos do novo Coronavírus, muitos segmentos estão sentindo as dores da crise. Entre eles, um se destaca: a hotelaria. O alto impacto causado pela pandemia, faz o setor hoteleiro passar por seu momento mais difícil. É hora de agir e entender os melhores passos para lidar com a situação. 

É hora de usar a tecnologia a seu favor. Com ela é possível manter a comunicação próxima ao público, mesmo em épocas de distanciamento. Portanto, se você é um profissional da hotelaria, agora, mais do que nunca, é hora de focar sua estratégia em um forte aliado: o Marketing Digital.

Estamos passando por um momento que vem assustando muita gente, seja você CEO, analista ou investidor. Mas é preciso ter calma. Afinal, esse período difícil vai passar e o que vai te diferenciar da concorrência é estar preparado para dar o start com toda força lá na frente.

“Ah, mas é fácil falar…”

Sim, eu sei. Em situações como a do cenário atual, é normal entrar em desespero, principalmente quando você vê os números de hóspedes e eventos caindo drasticamente. Sei que pode ser difícil, assim como sei que a queda de reservas e a redução de novos negócios é algo inevitável. Ou seja, não gaste suas energias com isso. O objetivo não é o hoje, mas sim o amanhã. É hora reorganizar estratégias e entender quais passos iniciais o negócio pode dar para passar por esse cenário econômico e se destacar dos demais no longo prazo.

Pense em estratégias e maneiras de posicionar seu hotel de forma a garantir uma volta com tudo após esse período conturbado. Com isso, estou dizendo para você, profissional da hotelaria, que é hora de pensar no segundo semestre do ano e focar suas estratégias de vendas, possivelmente, em feriados mais distantes, como natal e ano novo.

Bom, mas vamos ao que interessa. O que queremos aqui é, de forma prática, mostrar como você pode usar e abusar do Marketing Digital neste momento. 

Segurança em primeiro lugar

Suas redes sociais devem, antes de tudo, informar as medidas de proteção implementadas em seu negócio. Deixe claro que seu hotel ou resort se preocupa com a segurança dos hóspedes e colaboradores. Um post simples, mas que de forma clara apresente as medidas adotadas em seu empreendimento – portanto, se você não se posicionou ainda, dê um passo atrás e mostre empatia;

O e-mail marketing não pode parar

Manter contato com hóspedes e pessoas que já realizaram reserva é importante. Envie e-mails com uma frequência em linha com a sua estratégia, mas não deixe de mantê-los informados, fazendo com que fiquem por dentro dos próximos passos de seu negócio. Aqui temos um ponto que demanda atenção, principalmente se você for iniciar a divulgação de materiais para o segundo semestre;

Atenção redobrada nas redes sociais

Lembre-se que, nas próximas semanas, mais importante do que gerar novos negócios é administrar os já existentes. O momento pede um monitoramento de alta atenção em suas redes sociais. Com certeza, muitos clientes vão acionar para entender as possibilidades de remarcar uma reserva. E, em minha avaliação, é até melhor que isso seja absorvido por uma equipe no ambiente digital. Desse modo, você deixa a o telefone da central de reservas disponível para vendas dos próximos meses;

Velocidade nos passos é um diferencial

Tenha em mente que esperar a crise passar para pensar no que fazer não será seu melhor cenário. O momento é agora e pede uma preparação da sua estratégia comercial para a retomada. É hora de deixar as estratégias e campanhas de mídia online todas engatilhadas. Quanto mais redondo esses pontos estiverem, mais rápidos serão os resultados.

Reveja seu conteúdo

Por último, mas não menos importante, reveja o seu conteúdo e forma de se comunicar nos canais digitais durante esse período. Entenda a possibilidade de existir palavras que possam gerar comentários negativos – e caso gere, tenha prontidão em se desculpar com um posicionamento – no momento as pessoas anseiam por transparência.

A receita aqui é clara: o momento pede distanciamento. E, se tem algo que a distância gera, essa coisa é saudade. Ou seja, esse é o momento perfeito para aflorar a memória afetiva do seu hóspede em seus conteúdos.

“Em breve seu lazer preferido estará de volta, mas agora é o momento de nos mantermos seguros”. “A gente se vê em breve!”

Uma legenda como as citadas acima aborda de forma simples e sútil o tema e, se acompanhada de uma foto assertiva, vai transmitir uma sensação muito boa ao seu fiel cliente. E, caso você já esteja mais voltado para reservas, um modelo abaixo pode servir também:

“O momento é de ficar em casa, mas nada te impede de já sonhar com as férias que estão por vir. Antecipe sua reserva e a gente se encontra em breve”.

O novo Coronavírus é um desafio nos mais diversos segmentos, mas você não pode deixar o seu negócio cair no “esquecimento”. Muitas empresas vão quebrar nessa crise, algumas por problemas financeiros, mas muitas por uma falta de organização na estratégia de comunicação.

Utilizar as ferramentas digitais certas e manter constante atualização são escolhas fundamentais neste momento. E lembre-se: não entre em desespero, a melhor coisa a se fazer é levantar a cabeça, acalmar os nervos e olhar pra frente. A crise vai passar e as pessoas vão voltar a viajar muito em breve.

Raul Lopes é formado em Produção Publicitária pela UNIVALI, de Santa Catarina (SC). Tem onze anos de experiência e, atualmente, é Gerente de Marketing Digital na agência MAPA360, onde atua desde 2017.