Branding: seu filho vale esse cuidado!



Por Willy Lima

Branding é um dos processos mais delicados do mundo da publicidade. Se a vida já te presenteou com um filho (a), você sabe bem como é difícil escolher um nome para o bebê e ensiná-lo a trilhar os caminhos desse mundão. A mesma coisa acontece com uma empresa após seu nascimento.
Para nós, publicitários, esse envolvimento com a concepção de um negócio é um processo detalhista que fazemos cheios de amor… pelo filho dos outros!
A direção do sucesso faz parte de nosso trabalho, sendo assim, esse precioso artigo vai te dar algumas dicas muito importantes para a construção de sua marca. Vamos lá:

 

Pense, repense, mas sempre respirando e com calma
Um branding bem feito precisa de uma reflexão sobre o que o seu produto ou serviço quer transmitir para o consumidor. É nessa etapa que o caminho a ser seguido começa a ser amarrado com seu sonho e o que ele representará para o consumidor. A partir daí chegamos a uma palavrinha chamada: “conceito”.
O conceito é a ideia central que você vai transmitir ao seu público através do seu produto/serviço. É a mensagem que chegará ao seu cliente e, de quebra, o diferenciará dos demais concorrentes.
Após esse profundo pensamento, chegou a hora de agir.

 

Vamos ao segundo passo: a prática do primeiro
“Mas por onde iniciar?”
Imaginando sua empresa como se ela fosse uma pessoa.
“Como assim?”
O que acham de cuidar da imagem dela e, principalmente, da “educação”?
É muito importante definir quais as informações que você quer que chegue ao seu público. Quais ideias você quer transmitir a esse público e construir uma identidade visual daquelas de encher os olhos de quem vê, pois será ela a responsável pelo primeiro contato: aquele momento mágico, quando o famoso ditado já nos dizia que “a primeira impressão é a que fica”.

 

Conhecer o seu público
Na prática, esse ditado trata basicamente de estudar e detalhar o seu público. Como ele fala, toma decisões, o que apoia, locais que costuma frequentar. É hora de criar a real proximidade com esse público e, para isso, devemos “grudar” nele e conhecê-lo da mesma maneira que fazemos antes de assumirmos um relacionamento.

 

Acompanhe o seu produto/serviço
Seu filho já passou a fase do cuidado extremo e começa a dar os primeiros passos. Que satisfação!
E agora chegou a hora do progenitor ouvir o público, pois este vai começar a opinar sobre seu produto/serviço e vamos medir como sua marca está se comportando.
Atenção! Os comentários bons e ruins devem ser levados em consideração. Os bons poderão ser usados como insights para futuras melhorias e/ou inovações; se houver comentários ruins, ajuste. E assim você permanece sempre ao lado da sua empresa, até que ela complete anos e mais anos de vida.
Uma premissa deve ser levada para a vida de todo aquele que empreende: sua empresa é igual a um filho. E, nessa correria do dia a dia, muitas vezes temos de contratar alguém para nos ajudar com nossos filhos, não é mesmo?

Entre em contato conosco. Nós somos especialistas em fazer empresas crescerem com saúde e solidez nos mercados mais competitivos.

 

Formado em Publicidade e Propaganda e pós-graduado em Marketing, Willy Lima possui 10 anos de experiência na área de comunicação e, atualmente, é responsável pelo atendimento de contas como Jurema Águas Quentes, Wine to You, entre outras.


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