Atenção hoteleiro, como está o site do seu hotel? | MAPA360

Atenção hoteleiro, como está o site do seu hotel?



Por Maria Priscila

Uma coisa é fato, ainda existem muitos hoteleiros ou donos de hotéis fazendo vista grossa e não investindo em seu principal cartão de visitas, que é um bom website. Zelam por suas estruturas, por seus enxovais, pelo café da manhã e pela importante prestação de serviço de seus colaboradores, mas não dão atenção em como estão se mostrando ao mercado e aos clientes.

Estar da forma adequada na prateleira é tão importante quanto prestar um bom serviço, porque, ao se desleixar com a sua “fachada digital”, transmite-se ao cliente uma roupagem antiga, não intuitiva e defasada, que muitas vezes pode não ser a realidade encontrada inloco. Quantas vezes compramos um produto pela embalagem? Muitas!

O brasileiro é extremamente conectado. Os números não nos deixam mentir. Uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil mostrou que em 2020 chegamos a 152 milhões de usuários. 81% da população com mais de 10 anos de idade tem internet em casa e tudo isso é muito bom, principalmente quando analisamos o quão democrático e barato pode ser esse canal de comunicação.

Esse povo todo está consumindo e comprando online. Com o surgimento da pandemia, o e-commerce brasileiro cresceu 41%, ganhando 13 milhões de novos consumidores que se aventuraram a passar o cartão de crédito no ambiente online pela primeira vez. E a notícia boa é que o ticket médio das compras está cada vez maior, baseado neste processo de confiança nas transações digitais.

Você pode se perguntar: o que tudo isso tem a ver com o meu hotel? A resposta é simples: você pode estar comendo bola, deixando de ganhar dinheiro por não estar com a ferramenta correta ou adaptada para este novo momento.

Ao buscar um hotel o cliente encontra um universo de possibilidades, como as redes sociais, OTA’s, notícias, anúncios e, é claro, o seu site! Quanto mais completo e intuitivo ele estiver, a chance deste cliente resolver o problema dele ali mesmo será maior. O site tem o papel de ser o cerne de respostas para todas as perguntas feitas pelo cliente naquele momento.

 

Seguem oito dicas para que você possa fazer uma análise qualitativa de sua plataforma:

1. Como está o design, o visual, a cara do seu site?

Ele traduz a qualidade do serviço que você oferece ao cliente? As fotos e vídeos estão boas, mostram com qualidade os serviços oferecidos?

 

2. Como está a arquitetura de informação do seu site?

Ela responde às perguntas do seu cliente de forma rápida e fácil?

 

3. Seu site é rápido e ágil?

Além de bonito, as páginas abrem com facilidade e possui uma boa navegabilidade intuitiva?

 

4. Possui botões de CTA’s?

Os famosos botões de Call To Action, que acompanham a navegação do cliente o tempo todo, facilitando a ação de compra, independentemente de onde ele estiver no site.

 

5. Ele está habilitado ao ambiente mobile?

Mais de 60% dos seus clientes visitarão o seu site pelo celular, por isso ele precisa ser “responsivo”, adequado para acesso via smartphone ou micro de mesa.

 

6. Possui um bom motor de reserva?

Neste caso, se você não estiver operando com um motor de reserva, volte uma casa e pare tudo! Tê-lo é mandatório. Nossa indicação sempre será para a Ominibees, maior plataforma de pagamentos e vendas de hotéis.

 

7. Já está com WhatsApp e Chatbot?

Outro canal direto de comunicação entre o seu cliente e sua empresa, além de grande gerador de vendas é o WhatsApp e o Chatbot, que são plataformas tão importantes quanto o motor de reservas. Destaque ao Chatbot, responsável pelo atendimento automatizado, que amigavelmente sempre chamamos de funcionário do mês…devido ao seu ótimo custo x benefício. Nossa indicação é o Asksuite!

 

8. Recebe investimento de tráfego?

Depois de estruturar e deixar tudo redondo, é importante saber que o cliente não vai cair de paraquedas em seu site. Sim, seria bom se isso acontecesse, mas não é isso que ocorre. Para este processo se concretizar, existe o importante serviço de estratégia de tráfego pago, feito por redes sociais, e-mails marketing ou via Google. E, para criar a melhor estratégia, claro que nossa indicação é a Agência MAPA360.
Depois de verificar todos os pontos acima, não fique assustado ou angustiado. Existem muitas empresas boas no mercado que estão aptas para ajudar você a implantar as melhores tecnologias e aplicabilidades. A MAPA360 é uma delas, agência de marketing full service com mais de 20 anos de experiência na hotelaria brasileira e internacional, independentemente do porte do empreendimento de hospedagem. O time da MAPA está pronto para contribuir com a construção da melhor plataforma digital, adaptada a todas as novas tecnologias que realmente convertem em resultados e clientes. Conheça os cases de hotelaria da MAPA360 e ganhe uma avaliação gratuita de suas plataformas digitais. Fale conosco e agende uma reunião.

 

Ceo da MAPA360, jornalista de formação, pós-graduada em Marketing Empresarial pela Universidade Federal de Pernambuco, referência no mercado da comunicação corporativa, principalmente no segmento de hotelaria, turismo e lazer. É CEO e fundadora da MAPA360, criada em 2002, e hoje posicionada entre as 30 maiores empresas/agências de capital 100% individual nacional, com atuação operacional no Brasil e toda América Latina. Maria Priscila é mãe do Pedro (14) e da Helena (7), além de uma apaixonada por viagens e hotéis.


Ao acessar este site, cookies são utilizados para melhorar sua experiência online e para analisar o nosso tráfego. Ao continuar você concorda com estas condições. Para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.