A “farofada” dos influenciadores vai muito além da pegação | MAPA360

A “farofada” dos influenciadores vai muito além da pegação



Por Larissa Rosa

Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu falar sobre a “Farofa da Gkay”. Você pode até não ser entusiasta dos influenciadores digitais, mas se está um pouco presente nas redes sociais, impossível não ter sido impactado por pelo menos alguma notícia sobre o evento. Mas se você está perdido, deixa que a gente te situa! 

Gessica Kayane, mais conhecida na internet como Gkay, fez uma grande revolução ao transformar sua festa de aniversário em um megaevento: a “Farofa da Gkay”, um verdadeiro fenômeno dentro e fora da internet. Você é adepto do “só acredito vendo”? Então segue os números: 

  • o termo “Gkay Farofa 2022” aumentou cerca de 100% nas buscas do Google desde o primeiro dia da festa (5/12); 
  • é um dos eventos mais comentados nas redes sociais, como Twitter, Instagram e TikTok; 
  • em 2021, o investimento foi de R$ 2,8 milhões. Já na edição deste ano, o custo foi de cerca de R$ 8 milhões; 
  • se antes era apenas uma festa, agora estamos falando de um festival de música no Ceará, com direito à alimentação, passagem de avião exclusivo e hospedagem pagos pela influenciadora. 

Bom, contra fatos não há argumentos: o evento é um MEGACASE de marketing! Além de tudo o que a anfitriã oferece, quem entrega muita coisa são os convidados. Quanto mais os influenciadores publicam seus conteúdos nas redes sociais, mais a Farofa da Gkay impacta outras pessoas. Esse é o tal do gatilho de exclusividade! Afinal, quem não quer fazer parte dessa seleta lista? 

Vamos de mais números: a hashtag #melevaprafarofadagkay ultrapassa 304 milhões de visualizações somente no TikTok. Já a hashtag #farofadagkay tem 2,1 bilhões de views. É muita coisa! 

Mas até onde é oportunidade e não gestão de crise para as marcas envolvidas? 

Com o passar das edições, a grandiosidade do evento tem chamado a atenção de muitas marcas que entraram como patrocinadoras: Avon, Dailus, Listerine, XP Investimentos, Latam, Vivara. Além disso, pela primeira vez, houve a transmissão ao vivo pelo Multishow e pelo Globoplay. As marcas têm visto cada vez mais potencial no evento e não pouparam investimento na hora de aplicar ativações pela festa. Mas todo evento está suscetível a enfrentar imprevistos e polêmicas. E é aí que a oportunidade vira gestão de crise! 

Apesar da grandiosidade e do buzz que a Farofa se tornou, não é qualquer empresa que vai atrelar seu nome ao evento. Uma marca de arroz e feijão, por exemplo, dificilmente atingirá o objetivo de conversão com alguma divulgação na festa. Por outro lado, marcas de bebidas e camisinhas têm o local mais do que certeiro nessa festa. O que não faltam são mil e uma possibilidades de ações. 

Outro ponto que merece atenção são as possíveis crises que podem surgir ao longo da festa. Afinal de contas, é um verdadeiro “show de pegação” e brincadeiras de vários sentidos. Um exemplo quentíssimo é a polêmica por trás da atitude de um comediante convidado durante uma ativação de patrocinador. O artista acabou sendo expulso do evento após puxar o biquíni de algumas influenciadoras digitais que estavam na piscina, fazendo com que elas ficassem com os seios à mostra. O público o criticou bastante nas páginas de fofoca e sobrou até mesmo para a dona da festa. Imagens mostraram a anfitriã perto da piscina, filmando e rindo enquanto tudo acontecia. E aí temos abertura para uma grande crise! 

Seja com polêmica ou não, a Farofa da GKay se tornou evento presente no calendário oficial do público e dos influenciadores. Com a grandeza que o evento tem alcançado, nos resta apenas ficar aguardando o que a famosa aprontará para 2023. 

SPOILER: parece que a festa será dividida em duas edições no mesmo ano, sendo uma aberta ao público. O que esperar disso tudo? Ficaremos a postos, com o celular na mão e acompanhando tudo!

Foto* divulgação: Geek Publicitário


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