3 dicas para um e-commerce de sucesso!



Por Raul Lopes

A pandemia mudou a forma de consumo das pessoas, gerando uma necessidade das marcas e empresas estarem atentas e entenderem as novas prioridades do consumidor em gastos com itens e a forma como adquirem produtos. Quando analisamos o cenário do comércio digital, temos algo muito claro: é uma prática que vem crescendo e deve se consolidar muito nos próximos anos, não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Sem muitas delongas no óbvio, sabemos que grande parte deste impacto ocorreu por conta da pandemia, que fez com que milhares de marcas e empresas abrissem os olhos e enxergassem no e-commerce uma forma de aumentar o alcance de seu negócio.

Mas você sabe como prosperar em uma loja virtual?

Antes de qualquer coisa, dentro da sua estratégia, um benchmark deve ser feito. Se seu produto pertence a uma categoria já existente e seus concorrentes possuem um similar, analise e desenvolva formas de se destacar, oferecendo mais benefícios ao seu público. Agora, se você estiver lançando uma novidade ao mercado é importante observar empresas que fizeram lançamentos recentemente. Isso vai te dar uma visão muito ampla de possíveis erros e acertos na sua estratégia.

Para se ter uma loja virtual de sucesso é necessário levar em consideração diversos pontos, desde a experiência fornecida ao consumidor até os valores de venda diferenciados. Separei três dicas breves, mas de suma importância, para que sua estratégia de vendas online esteja afiada e você consiga atrair e fidelizar consumidores em meio a este BOOM de concorrência no ambiente digital.

🛒 Capriche nas imagens e descrições dos produtos

Gosto muito de pontuar a importância de se colocar no lugar do consumidor. Pense no seu comportamento de compra. Quando busca um produto na internet, você provavelmente joga uma palavra que o identifique, certo?! Por exemplo, digamos que você vai para Campos do Jordão no inverno e precisa de novas roupas para se aquecer. Se você não optar por lojas de consumo já de rotina, muito provavelmente você vai por algo como “roupa para frio”, no Google. Por isso, é muito importante que os produtos em seu site tenham uma descrição rica, sempre prevendo as diversas formas que o seu consumidor pode ser impactado. Quanto mais elaborada for a sua descrição, mais visitas o seu e-commerce vai receber. E quanto mais visitas seu negócio receber, mais chances de o volume de vendas crescer.

Além disso, a imagem é um ponto decisivo na hora da compra online. Isso porque quando vendemos algo na internet, não é possível uma analise do produto no mesmo nível da forma física. Esse problema, no entanto, pode ser resolvido se você utilizar imagens de qualidade e, até mesmo, vídeos que mostrem seu funcionamento ou utilização. Tudo isso tendo como objetivo tornar a experiência de compra online muito similar a da compra “ao vivo”.

🛒 Mantenha o relacionamento com o cliente constante

Aproveitando o gancho do que falei acima sobre o quão importante é manter uma similaridade do processo online com a venda física, a mesma essência da conversa com seu consumidor precisa se manter no ambiente online. Através das redes sociais você pode realizar aproximação ou fidelização com seu cliente.

O marketing através das mídias sociais é um grande aliado para o seu e-commerce, pois ele é o meio, além de informar as novidades e promoções, que você vai se manter em constante lembrança para seu potencial cliente. Além disso, o atendimento também se torna facilitado por intermédio dessas mídias.

🛒 Fidelize com uma boa experiência

Da mesma forma que você não voltaria em uma loja suja ou bagunçada, se o acesso ao seu e-commerce não for agradável ou fácil, gerando ao usuário uma experiência muito complexa ou negativa, pode ter certeza: será a primeira e última experiência dele com o seu negócio.

Devemos sempre entender a navegabilidade que sua loja virtual possui. Dentre os pontos que fazem parte da uma estrutura de experiência agradável, temos:

  • 🛍 Design responsivo para uma melhor experiência em acessos feitos no celular;
  • 🛍 Um design clean e objetivo sem grandes distrações;
  • 🛍 Jornada de compra ágil e fácil, desde o processo de escolha até o de pagamento;
  • 🛍 Velocidade no carregamento, sites que demoram para carregar podem acarretar na desistência do consumidor durante o processo;
  • 🛍 Chat com atendimento online e de qualidade.

Por fim, a verdade é uma só: quem não é visto, não é lembrado. Por isso, atente-se aos pontos acima para fornecer a melhor experiência, fidelizar e obter um maior alcance do seu negócio. Mas não se esqueça de trabalhar também sua marca, sempre que possível, através de anúncios digitais (Ads), influenciadores digitais, redes sociais e etc.

No mundo online o céu é o limite para a divulgação. É hora de preparar seu e-commerce e investir na conquista de potenciais clientes. Boas vendas! 🤞🏻


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